O que é "Arte Marcial"?


Existem dois tipos de Artes Marciais:
  1. Artes Marciais "ocidentais";
  2. Artes Marciais "orientais".
E ambas apresentam conceitos completamente diferentes.


Artes Marciais "ocidentais"

O nome "marcial" vem do deus romano da guerra, Marte. "Marcial" se refere a tudo que tenha relação com combate, militarismo, guerra, campo de batalha, confrontos, "belicismo".


Artes Marciais "orientais"

"Artes Marciais" para o povo oriental é originalmente expresso através dos seguintes ideogramas 武術 (leem-se estes dois ideogramas Wǔ-shù em Chinês e Bujutsu em japonês). Traduzindo literalmente os dois ideogramas, este significam "Artes Militares" (em qualquer um dos dois idiomas mencionados).


Mas o que significa "Militarismo" no conceito oriental?

Temos então que decompor o ideograma 武, Wǔ / Bu, "Militarismo".

O ideograma 武 está dividido em dois outros ideogramas (transcrições em Chinês e Japonês respectivamente):
  • 戈 Gē / KA - alabardas, machados, armas;
  • 止 Zhǐ / SHI -
    parar, deter.
Adicionando o segundo ideograma 術, shù / Jutsu, "Arte" - temos a "ideia" do que "Artes Marciais" significam para o povo oriental. Ou seja, por "arte militar" os orientais entendem "uma forma de para as armas dos inimigos" ou "uma forma de parar um combate ou hostilidades".

Ou seja, a "arte marcial oriental", visa evitar o combate ao máximo, mas estando preparado para usar o poder bélico para manter a paz social. 

Historicamente, quando os "Jutsu" passaram a "Dō", o militarismo Samurai antigo, característico dos séculos anteriores, foi definitivamente extinto, passando o treino marcial a ser feito de forma a dar maior difusão e alcance popular das "Vias Militares" / "Caminhos militares" (as tão faladas e pouco entendidas "Budō"), mantendo, de certa forma, a ordem social vigente no Japão da época.

As "Artes Marciais" nos dias de hoje devem ser treinadas como via de aperfeiçoamento humano.

Osu!
Denis Andretta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.