Falando sobre o Shitōryū

Contar a história do estilo Shitōryū querendo posicionar uma data específica de sua criação não é uma tarefa fácil, diríamos que nem sabemos se isto é possível. Por quê? Porque o estilo não foi fundado em uma data e de uma única vez, mas sim foi o resultado de anos contínuos de treinamento e pesquisas feitas por Kenwa Mabuni.

Contudo, atualmente, temos algumas informações circulando pela Internet e alguns livros escritos pelo fundador do estilo e outros autores que pode nos dar alguma noção de como este processo aconteceu.

Sabe-se, por exemplo, que o método que resultou no estilo Shitōryū foi desenvolvido já em terras nipônicas, pois consoante as fontes disponíveis, Kenwa Mabuni não possuía um estilo próprio definido antes de chegar às ilhas principais do Japão.

Em 1929, já em Ōsaka, ainda ensinava Tōde (antigo nome do Karatedō), conforme havia aprendido com Ankō Itosu, Kanryō Higaonna, Seishō Aragaki, etc...

Em 1931, dois anos depois de ter se mudado com sua família para Ōsaka, seus alunos referiam-se a seus ensinamentos como Mabuni-ryū, ou seja, “estilo de Mabuni”, mas isso era algo informal e não há nenhuma fonte que esclareça o que o mestre ensinava neste período.

Consta que, por volta de 1933, Kenwa Mabuni teria iniciado uma espécie de fusão dos ensinamentos do Tōde aprendido com Ankō Itosu, Kanryō Higaonna, Seishō Aragaki, etc.

Porém, aqui surge um elemento importante que irá definir algumas características do estilo: o fato de Kenwa Mabuni agregar conhecimentos de outras figuras importantes dentro do Tōde da época.

Fica claro que neste período a aprendizagem e posterior ensino feito por Kenwa Mabuni já abarcava uma gama maior de conhecimentos do que “simplesmente” o Tōde de Ankō Itosu, Kanryō Higaonna e Seishō Aragaki iniciais, é justamente a combinação de todos estes elementos que viria a resultar no que conhecemos hoje como Shitōryū.

Não nos parece que Kenwa Mabuni, ou qualquer outro fundador de estilo, tivesse uma preocupação com o fato de criar algo próprio, mas sim que tinham como ocupação a preservação do Tōde. 

Por volta deste período, começam muitas mudanças na arte. O precursor destas mudanças foi Gichin Funakoshi. Entre as mudanças estava a troca do nome da arte de Tōde para Karate, o acréscimo do Kanji Dō ao nome da arte, a implementação de um uniforme (Karatedōgi) e a aquisição de um sistema de graduação. Todas estas alterações foram exigências da Dai Nippon Butoku-kai (Associação das Virtudes Marciais do Grande Japão) que passaram a vigorar no Japão em Dezembro de 1933, mas somente foram aceitas em Okinawa em 1936.

Quando o assunto é nome de estilos há registros que em 1938, novamente pressionados pela Dai Nippon Butoku-kai, organização fundada em 1885 para administrar as artes marciais japonesas, os mestres tiveram que nomear seus sistemas a fim de obter reconhecimento oficial por parte desta instituição, que representava o Ministério da Educação Japonês.

Segundo relatos e registros de seus discípulos antigos, Kenwa Mabuni teria colocado inicialmente o nome Hankōryū (“estilo metade duro”), dando ao estilo uma conotação semelhante ao Gōjūryū, para descrever seu sistema de ensino, mas não tardou a modificar o nome para Shitōryū, descrição que melhor refletia o profundo respeito que sentia por seus dois principais mestres: Ankō Itosu e Kanryō Higaonna.

O que tem o nome Shitōryū a ver com Ankō Itosu e Kanryō Higaonna? Tudo!

Kenwa Mabuni utilizou os dois primeiros Kanji que compõem os nomes de cada um de seus mestres para formular o nome do estilo.

Alguém pode perguntar: “Ah, mas tem algo errado aí! O nome do estilo não deveria ser “Ito-Higa-ryū” então?”

É aqui que nosso desconhecimento sobre Nihongo (Língua Japonesa) gera problemas e informações equivocadas.

Sabemos que não é de conhecimento geral, mas em japonês (Nihongo) existem três formas de leitura dos diversos Kanji, são elas: On’yomi, Kun’yomi e Nanori.

As regras de escrita japonesa são:
“Palavras compostas por dois ou mais ideogramas deve-se utilizar a forma On’yomi de leitura e palavras utilizando ideogramas isolados, devem usar a forma Kun’yomi de leitura. Nanori é utilizada apenas para nomes de pessoas”.
Quando usamos a forma de leitura On’yomi o Kanj ITO [糸] do nome de ITOSU [糸洲] é lido SHI [糸], e o ideograma HIGA(SHI) [東] do nome de HIGAONNA [東恩納] é lido TŌ [東].

A palavra Ryū significa “corrente, fluxo, estilo”. Portanto, embora não tenha um significado literal, Shitōryū é normalmente traduzido como “Estilo de Itosu e Higaonna”.

Falando de uma forma simples e resumida, o estilo Shitōryū é basicamente uma combinação das características “duro-linear” do Tōde de Shuri ensinado por Ankō Itosu com a peculiar forma “suave-circular” do Tōde de Naha lecionado por Kanryō Higaonna.

No entanto, tenha cuidado! Embora o Shitōryū esteja fundamento nos ensinamentos de Ankō Itosu e Kanryō Higaonna o estilo é uma verdadeira síntese dos ensinamentos de todos os mestres com os quais Kenwa Mabuni teve contato. O Shitōryū é o sistema de Karatedō mais extenso que existe (diz-se que a ideia de Kenwa Mabuni era reunir toda informação disponível sobre o Karatedō praticado em sua época em busca de uma utópica unificação).

O estilo de Kenwa Mabuni se distingue dos demais pelo grande número de Kata (abarca praticamente todas as formas ensinadas/praticadas em Okinawa), pela suavidade e versatilidade das técnicas (Kenwa Mabuni dizia que as técnicas deveriam ser bonitas, fluídas e ter funcionalidade, ou seja, criou seu sistema baseado na tríade Yō-Ryū-Bi). Técnicas de solo (Ne-waza) e de Kobudō também fazem parte da instrução do estilo.

Um fato interessante é que Kenwa Mabuni não fez unicamente mesclar as vertentes, seu mérito maior foi a organização do treinamento de uma forma racional e “cientifica”. Para isso, criou programas de ensino e metodologias diferenciadas, distintas das que estavam em vigência no período. Ordenou técnicas, criou exercícios separando-os por módulos de trabalho, idealizou alguns Kata (formas) intermediários, com o objetivo de conectar os Kata básicos aos Kata avançados, sempre com o cuidado de preservar suas características de origem.

Segundo registros, Kenwa Mabuni teria transmitido a seus discípulos 12 Kihon-kata, 5 Pin'an-kata e 44 Kaishu-kata. Entre estas formas estavam todos os Kata ensinados por Ankō Itosu e Kanryō Higaonna, algumas ensinadas por Seishō Aragaki e outros mestres de Okinawa. Além disso, incorporou ao estilo alguns Kata ensinados por Gogenki (Wú-xián-guì) e as formas que ele próprio idealizou.

Atualmente, existem muitas linhagens e escolas criadas e ou inspiradas no estilo Shitōryū por todo o mundo... muito foi acrescido ao estilo, por discípulos diretos do fundador, ou mesmo por discípulos de seus pupilos, podendo ser encontrados sistemas que contam com o inacreditável número de 80 Kata em seus currículos de ensino. Não obstante, independentemente da linhagem e da quantidade de Kata praticados nas mesmas, a maioria delas mostram uma plasticidade muito grande e características muito semelhantes.

Kenwa Mabuni era um mestre respeitadíssimo dentro do Karatedō, principalmente quando o assunto era Kata, afirma-se que se dedicou a preservar, em forma e essência, as técnicas dos Kata tradicionais, sempre as repassando exatamente como havia aprendido com seus mestres. Além disso, comenta-se que compreendia cada uma das técnicas que estavam contidas nos diversos Kata.

Suas conexões em Okinawa, e posteriormente no Japão, com mestres de grande reconhecimento, tais como: Jigorō Kanō, Gichin Funakoshi, Chōjun Miyagi, Hironori Ōtsuka, Chōki Motobu, Yasuhiro Kōnishi, entre outros... fez com que o Shitōryū se estabelecesse relativamente rápido em terras nipônicas e que viesse a se tornar um dos quatros principais estilos de Karatedō originados em Okinawa, porém padronizados e desenvolvidos no Japão, alcançando o mesmo patamar de outros três importantíssimos estilos: Gōjūry, Shōtōkan e Wadōryū.

Em Março de 1939, Kenwa Mabuni registrou o Shitōryū na Dai Nippon Butokukai e em Julho do mesmo ano inaugurou a “Dai Nippon Karatedō-kai” (nome posteriormente alterado para “Nippon Karatedō-kai”).

Após o falecimento de Kenwa Mabuni, muitos de seus discípulos se dispersaram. Ken’ei Mabuni, seu filho mais velho, conforme manda a tradição assumiu a liderança do estilo.

Seu segundo filho, Kenzō Mabuni reabriu o Dōjō que ostentava o nome da organização de seu pai: a Nippon Karatedō-kai, localizado na casa da família em Ōsaka.

Todavia, outros mestres foram ensinados diretamente por Kenwa Mabuni e seguiram seu caminho próprio: Ryūshō Sakagami, Kōsei Kuniba, Manzō Iwata, Tani Chōjirō, Masami Watanabe e Ryūsei Tomoyori.

Seus discípulos diretos também preservaram seus ensinamentos transmitindo-os para: Teruo Hayashi, Shōgō Kuniba, Chuzo Kotaka, Tanka Toji, Fumio Demura, Shigeru Kimura, Shiraishi Tsunetaka, Yoshiaki Tsujikawa, Kazuo Kokubo, Ken Sakio, Jun-Ichi Inoue, Toshiyuki Imanishi, Yoshijaru Yoshida e Tōkyō Hisatomi, Yoshimi Inoue, entre outros.

A sede central da Nippon Karatedō-kai ficava no distrito de Kansai, em Ōsaka. Porém, devido aos esforços de Manzō Iwata (1924-1993), foi estabelecida uma filial no leste, em sua própria casa, localizada no distrito de Kantō, em Tōkyō.

Em Novembro de 1960, a matriz de Kansai foi restabelecida por Ken’ei Mabuni. Enquanto Manzō Iwata foi nomeado Presidente da filial de Kantō.

Em 1964, na ocasião do 13º aniversário de morte de Kenwa Mabuni as instituições de Kansai e Kantō realizam o “Campeonato Japonês de Karatedō Shitōryū”.

No mesmo ano, a “Zen Nippon Karatedō Renmei” (Federação Japonesa de Karatedō) foi inaugurada, com a participação do Shitōryū. Foi então criada a “Zen Nippon Karatedō Renmei Shitōkai”, tendo como Presidente Eiichi Tanaka e como Vice-Presidentes Ken’ei Mabuni e Manzō Iwata.

Em 1973, as filiais da Nippon Karatedō-kai foram unificadas, passando a chamar-se Nippon Karatedō Shitōkai. Com a unificação, esta organização iniciou sua divulgação internacional, mestres foram enviados à Ásia, América Latina, Estados Unidos, Cuba, México e Europa.

Em 1º de Fevereiro de 1980, morre Eiichi Tanaka e Ken’ei Mabuni passa a ser o Presidente honorário da “Zen Nippon Karatedō Renmei Shitōkai”. Manzō Iwata permanece como Vice-Presidente ao lado de Teishin Tsujikawa.

Representantes oficiais dos diferentes países reuniram-se na cidade do México, em Novembro de 1990, para discutir o desenvolvimento do Karatedō no mundo e a criação de uma Federação Mundial de Karatedō Shitōryū. A mesma pauta voltou a ser discutida durante o primeiro Pan American Japan Karatedō Shitōkai Championship.

Finalmente, em 19 de Março de 1993, com o surgimento de vários grupos de Shitōryū por todo o mundo, durante o congresso de Ōsaka foi criada em Tōkyō a Sekai Shitōryū Karatedō Renmei (WSKF - World Shitōryū Karatedō Federation), com Manzō Iwata como Presidente.

Oficialmente, o First Shitōryū Karatedō World Championship (Primeiro Campeonato Mundial de Karatedō Shitōryū) foi realizado no Budōkan em Tōkyō, no mesmo ano, juntamente com a continuação do congresso de Ōsaka, evento que contou com a participação de 28 países.

Em Agosto de 1996, foi realizado o Segundo Campeonato Mundial de Karatedō Shitōryū, no México, no ginásio de Educação Física da Universidade de Puebla.

Em 12 de Abril de 1997, foi concluído o Shitōryū Honbu Dōjō, Prefeitura de Saitama, cidade de Asaka.

Em Agosto de 2000, ocorreu o 3º campeonato Campeonato Mundial de Karatedō Shitōryū, no Japão.

Em Agosto de 2003, aconteceu o 4º campeonato Campeonato Mundial de Karatedō Shitōryū, em Moscou, na Rússia.

Em Setembro de 2006, ocorreu o 5º campeonato Campeonato Mundial de Karatedō Shitōryū, em Tōkyō, Japão.

Em Agosto de 2009, aconteceu o 6º campeonato Campeonato Mundial de Karatedō Shitōryū, em Běijīng, na China.

Em Setembro de 2013, ocorreu o 7º campeonato Campeonato Mundial de Karatedō Shitōryū, em Tōkyō, Japão.

Em Outubro de 2016, ocorreu o 8º campeonato Campeonato Mundial de Karatedō Shitōryū, em Monterrey, México.

Hoje, a quantidade de praticantes e localidades onde o estilo está presente é algo inacreditável, imensurável, e tudo isso começou devido os valiosos esforços de Kenwa Mabuni. Seu estilo, o Shitōryū é uma arte que representa a longa história de tradição do Karatedō de Okinawa.

Embora tenham surgido algumas ramificações do Shitōryū após a morte de Kenwa Mabuni, o estilo permanece único e faz parte dos anais da história das artes marciais reconhecidas e desenvolvidas no Japão.

Osu!
Denis Andretta.

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