I Exame de Graduação Oficial de 2017


Foi realizado no último sábado, dia 7 de outubro de 2017, nas de pendências da Escola Rainha do Brasil, o “I Exame de Graduação Oficial de 2017” da Associação Gaúcha de Karatedō Shitōryū.

A Associação Gaúcha de Karatedō Shitōryū é a Representante Oficial da Shitōryū Karatedō Brasil (Shōkō Satō Shitōkai) no estado do Rio Grande do Sul e é representada pelo Sensei Denis Andretta, que conta com o suporte técnico do Sensei Ivonei Dambros, Presidente nacional da referida entidade.

O evento contou com a participação de praticantes de Karatedō Shitōryū de duas localidades distintas, Escola Rainha do Brasil e Corpore Centrum Academia. O trabalho desenvolvido na Escola Rainha do Brasil foi iniciado em 2016, quando da implantação do Projeto “Karate ao alcance de todos”, pelo Sensei Denis Andretta e hoje é levado a cabo pelo Senpai Rafael Ilhescas, que vem desenvolvendo um ótimo trabalho. Na Corpore Centrum Academia o mesmo projeto vem sendo desenvolvido desde o início do ano presente, também pelo Senpai Rafael Ilhescas, e tem gerado bons frutos.

Neste Exame de Graduação, foram oito alunos avaliados ao total, com uma média entre quatro meses e um ano e meio de prática, que foram acompanhados de perto por mães, pais, avós, familiares, amigos e responsáveis em geral.

Além do público presente estavam no evento o Sensei Denis Andretta, o Senpai Rafael Ilhescas e as Senpai Cristiane Costa e Adriana Santos, todos trabalhando em função da organização para que tudo ocorresse dentro do esperado e com sucesso. A Senpai Adriana Santos também atuou como fotógrafa, representando a Sonhare Fotografia, empresa responsável por eternizar/registrar as imagens dos momentos vividos durante o evento.

Antes do início das práticas em si, o Sensei Denis Andretta falou sobre o significado do Karatedō, da sua prática e o que é uma graduação.

Para quebrar o gelo, o Senpai Rafael Ilhescas executou o Kata Sūpārinpei e o Sensei Denis Andretta demonstrou o Kata Kōsōkun-dai.

A estrutura de exame foi dividida em Kihon, Kata, Kumite, questões teóricas e cerimonial de entrega de certificados e faixas.

Depois da avaliação, os seguintes alunos foram aprovados:
  • Antônio Vicente Borba Ramos, 6º kyū, Faixa amarela;
  • Cecília Gandin, 4º kyū, Faixa verde;
  • Davi Flores Castelhano, 5º kyū, Faixa laranja;
  • Gabriel Alves Vieira, 6º kyū, Faixa amarela;
  • Matheus Ferrioli Candido, 6º kyū, Faixa amarela;
  • Pedro Cardoso Francisco Ayres, 6º kyū, Faixa amarela;
  • Pietra Jacuniak, 6º kyū, Faixa amarela;
  • Vicente Telles Santana, 6º kyū, Faixa amarela.
Todos os alunos demonstraram um mínimo necessário para a graduação almejada, com destaque para os faixas brancas Antônio Vicente Borba Ramos e Pietra Jacuniak, que demonstraram muito bom desempenho e receberam sua faixa amarela com méritos, e também para a aluna Cecília Gandin que destacou-se a ponto de o Sensei Denis Andretta decidir realinhar sua graduação, levando em conta sua técnica, conhecimento teórico e seu tempo de prática, sendo autorizada a usar a faixa verde, passando a 4º kyū.

Foram divulgados pelo Sensei Denis Andretta duas competições que serão realizadas no próximo mês, a Copa Porto Alegre de Karate, que será realizada no Grêmio Náutico Gaúcho, dia 11 de novembro, e a Copa Cristiano Saldanha de Karate, que acontecerá no Centro Olímpico Municipal de Canoas, em 26 de novembro de 2017

Próxima edição do “Exame de Graduação Oficial de 2017” da Associação Gaúcha de Karatedō Shitōryū será na primeira quinzena de dezembro de 2017, e contará com a presença dos demais alunos que por algum motivo, seja falta de carência de tempo, seja por algum ajuste técnico não conseguiu participar da edição de outubro.

Atenciosamente,
Associação Gaúcha de Karatedō Shitōryū.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Destaque

Entrevista com Kenzō Mabuni

Kenzō Mabuni 1. Quando teu pai começou a praticar Karate? Quando tinha 13 anos.  2. Quem foram seus professores? Itosu Sensei e Hig...