Seminário Internacional com Kyōshi Shōkō Satō

No dia 24 de Setembro de 2015 embarcaram para São Paulo Denis Andretta, Robson dos Santos e Rafael Ilhescas, representantes da Associação Gaúcha de Karatedō Shitōryū [AGKS], para participar do Seminário Internacional ministrado pelo Kyōshi Shōkō Satō.

O seminário aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, em Alphaville, Barueri, São Paulo, para todas as associações vinculadas a Shitōkai, tanto em nível de Brasil, como de países vizinhos que fazem parte da escola em toda a América.

Na sexta, dia 25 de Setembro, a primeira parte do treinamento foi exclusiva para faixas pretas e ocorreu na Academia Koi Fitness, sob o comando do Sensei Rogério Saito, Diretor Técnico da Associação Shitōkai do Brasil. O treino começou as 9:00 e teve término às 11:00 da manhã. Durante a aula foram abordados conceitos básicos do estilo Shitōryū, Uke no Gogensoku (Rakka, Ryū-sui, Ten’i, Kusshin e Hangeki), Kihon e Bunkai dos cinco Kata Heian.

No mesmo dia, à tarde, das 14:00 às 16:00, houve a segunda parte do treinamento desta vez sob a direção do Kyōshi Shōkō Satō, Presidente da Pan American Shitōryū Karatedō Federation [PSKF], Vice-presidente da World Shitōryū Karatedō Federation [WSKF], na Academia Bio Ritmo, Shopping Tamboré. Nesta ocasião, o treinamento foi direcionado a membros da Shitōkai em geral e a abordagem foi Kihon, Kata Bassai-dai, Kata Ishimine-bassai e Bunkai.

No sábado, dia 26 de Setembro, foi realizado, das 9:00 às 16:30 hs, o Seminário de Shitōryū aberto à todos os estilos de Karatedō, na FIEB, tendo como ministrante o Kyōshi Shōkō Satō. Novamente características e técnicas básicas foram trabalhadas, bem como os Kata e os Bunkai dos Kata Jūni no kata, Hiji-ate Gohō, Hiji-ate Roppō e Kururunfa, pela parte da manhã e Jūroku e Kōsōkun-shō na parte da tarde.

Entre as 18:00 e 19:00 hs, representantes de associações afiliadas a Shitōkai, oriundas de São Paulo, Matogrosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, reuniram-se com o Presidente da Associação Shitōkai do Brasil, Sr. Ivonei Dambros, e com o Diretor Técnico, Sr. Rogério Saito, para discussão e avaliação do trabalho realizado até então e apresentação de propostas para o próximo ano.

Logo após, aconteceu também a reunião dos representes oficiais da Shitōkai na América do Sul, com o Kyōshi Shōkō Satō. Estavam presentes representantes do Brasil, da Argentina e do Chile.

No dia 27 de Setembro, marcando o encerramento do seminário, houve o último treinamento com o Kyōshi Shōkō Satō, das 9:00 às 10:30 hs, onde os Kata Heian Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan, bem como uma série de exercícios baseados nestes Kata chamada Hōkei-kumite.

Após o término do treino, começou o exame de graduação de faixas pretas, das 11:00 às 12:00 hs, do qual participaram César Augusto, que conquistou o 2º Dan e Rogério Saito que prestou exame para Shōgō, conquistando o título de Jun-shihan.


Encerrando as atividades, aconteceu o Almoço de Confraternização, no Restaurante Água Doce, Shopping Tamboré , a partir das 13:00 hs.
“Experiência única! Três dias de muitos aprendizados e motivação. Rever amigos queridos, conhecer pessoalmente outros do âmbito virtual, estar na presença dos Sensei Rogério Saito, Ivonei Dambros e do Kyōshi Shōkō Satō é algo indescritível. 
Robson, Rafael e eu chegamos a São Paulo um dia antes do início do seminário e pudemos desfrutar da companhia do Sensei Marcos Alves, representante da Shitōkai em Franca, interior do Estado, e de seu aluno, Jorge, que possui deficiência mental, e acabou por tornar-se um exemplo vivo de que quando se quer algo não há deficiência que impeça. 
No primeiro dia de treinamento, tive o prazer de conhecer pessoalmente o Sensei Igor Caffarena, de Matogrosso do Sul, com quem mantinha contato virtual havia muito tempo. Também reencontrei meu Sensei, Ivonei Dambros, e sua equipe de Videira, Santa Catarina. Tive a oportunidade de ter meu primeiro contato pessoal com o Sensei Rogério Saito, Diretor Técnico da Associação Shitōkai do Brasil. Novas amizades com representantes da Argentina, do Chile, do Rio de Janeiro, e outras localidades do Estado de São Paulo engrandeceram a minha estada em Alphaville, Barueri. 
Minha admiração, respeito e votos de parabéns para o Cesár e para o Sensei Saito pela aprovação em exame de graduação para 2º Dan e o título de “Jun-shihan” (Shōgō), respectivamente. 
Kyōshi Shōkō Satō, por sua vez, é a personificação do termo mestre. Bom humor, habilidade, conhecimento, humildade, respeito, simplicidade, etc... são palavras que uso ao tentar descreve-lo, visto que apenas estando em sua presença para conseguir entender realmente sobre o que eu estou falando. 
Um Karatedō funcional, simples, elegante e fundamentado é a melhor descrição do que nos mostrou o Kyōshi Shōkō Satō durante os três dias de seminário, seja na execução de Kihon, Kata ou demonstração dos diversos Bunkai. 
Kyōshi Shōkō Satō ministrou todo o seminário de forma muito didática e com um sorriso no rosto. Sempre disposto a ajudar, nem mesmo no almoço de confraternização recusou-se a tirar dúvidas teóricas apresentas a ele pelos praticantes que prestigiaram o evento. Quando da despedida, fez questão de cumprimentar e abraçar cada um dos presentes, mostrando que o verdadeiro exemplo vem de cima. 
Ao longo dos dias de treinamento, tive a grande honra de ser convidado diversas vezes para ajudar nas demonstrações técnicas do Kyōshi Shōkō Satō e dos Sensei Rogério Saito e Ivonei Dambros... aprendizado sentido na pele... literalmente! 
Agora é aguardar o próximo ano para poder vivenciar tudo isso outra vez, em Videira, Santa Catarina, conforme o planejamento para 2016 do Sensei Ivonei Dambros. 
Gostaria de encerrar meus comentários agradecendo ao Kyōshi Shōkō Satō pelos ensinamentos, aos Sensei Rogério Saito e Ivonei Dambros pela oportunidade que nos proporcionaram com a realização deste evento inesquecível. A minha esposa, Adriana dos Santos, pelo apoio e compreensão por minha ausência durante o período. Aos meus alunos Robson Santos e Rafael ilhescas pelo apoio e companhia. E Finalmente, a todos os que estavam presentes durante o seminário e que de uma forma ou de outra colaboraram para o meu aprendizado... meu mais sincero “Arigatō-gozaimashita!” à todos!” (ANDRETTA, Denis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.